Apartamento mobiliado: vantagens, desvantagens e quando vale a pena

Você já pensou em alugar um apartamento mobiliado? Esses imóveis são ideais para jovens, estudantes e pessoas que ainda não estão prontas para se estabelecer em um só lugar. Confira tudo sobre esses imóveis neste artigo.

Optar por um apartamento mobiliado pode ser o ideal para quem ainda não se estabilizou em um local e não possui essa pretensão. Desse modo, é muito comum que jovens, estudantes, recém-divorciados, intercambistas ou profissionais cujo objetivo é utilizar o imóvel como dormitório optem por residências mobiliadas. Essas pessoas possuem um estilo de vida menos estruturado e um apartamento mobiliado lhes oferece inúmeras vantagens.

Outra vantagem de um apartamento mobiliado está justamente no fato de que a mobília se encaixa perfeitamente no ambiente. Assim, não será preciso adequar seus móveis nesse novo imóvel. Para conferir mais vantagens desse empreendimento leia este artigo.

Apartamento mobiliado: conheça as vantagens

Economia com mobília

Como o próprio nome já sugere, um apartamento mobiliado já conta com itens essenciais em uma casa como fogão, geladeira e cama. Desse modo, não é preciso que o morador adquira esses itens para habitar o imóvel. Como sabemos, esses equipamentos possuem preços elevados e adquirir todos de uma vez pode não ser possível para algumas pessoas. A economia nesse caso é uma excelente vantagem.

Simplificando a mudança

Organizar uma mudança pode ser um processo trabalhoso e demorado. Em muitos casos, os moradores pretendem estabelecer uma permanência curta no imóvel e por isso organizar a logística de uma grande mudança é inviável e desnecessário. O apartamento mobiliado é uma ótima opção para essas pessoas que só precisarão levar à nova residência seus pertences pessoais como roupas e sapatos.

Recursos financeiros insuficientes

Como dito anteriormente, mobiliar um apartamento não é uma tarefa barata. Assim, um apartamento mobiliado é uma opção mais barata para quem ainda não possui recursos financeiros para realizar tal ação. Logicamente, esse tipo de imóvel possui um valor de aluguel um pouco mais elevado, podendo chegar a 15% de acréscimo referente aos itens. Contudo, esse valor, na maioria das vezes, ainda significa um melhor custo-benefício já que permite a independência de sair de casa ou mudar de cidade sem precisar gastar dinheiro com mobília.

Tempo

Além do dinheiro investido, mobiliar e decorar uma casa demanda bastante tempo. Normalmente, as pessoas que procuram por apartamentos mobiliados não possuem muito tempo disponível para essa atividade. Desse modo, alugar um apartamento já mobiliado traz muita praticidade e economia de tempo para os moradores.

Além disso, a mudança em si é uma atividade demorada. Isso porque é preciso levar em consideração a logística de frete ou tempo para recebimento dos móveis novos. A tarefa de receber as entregas requer tempo do morador que precisará ficar em casa para recebê-los, o que em muitos casos, não é possível.

Mobília planejada

Outra grande vantagem de um apartamento mobiliado é ter a garantia de que a mobília possui o tamanho certo para o imóvel. Muitas vezes, quando nos mudamos de imóvel e já possuímos mobília, o tamanho delas pode não ser compatível com o novo espaço. Um apartamento que já possui os próprios móveis evita esse problema. Em muitos casos os móveis são planejados e perfeitos para otimizar o ambiente.

As desvantagens de um apartamento mobiliado

Mobília do imóvel antigo

Uma das principais desvantagens em se alugar um imóvel mobiliado é quando já se possui mobília. Isso porque, não é vantajoso alugar um lugar que já conta com uma mobília e ter que se desfazer dos bens que você já possui. Além disso, quando se aluga um imóvel é possível que você tenha que se mudar novamente após o fim do contrato e assim a sua mobília pode fazer falta.

Conservação da mobília

Por se tratar de um imóvel alugado, é possível que os móveis já tenham passado por vários inquilinos. Desse modo, é bem possível que eles aparentem uso e não sejam os mais novos do mercado. O estado de conservação da mobília é um fator muito importante a ser analisado antes de alugar um apartamento mobiliado.

Falta de personalização

Se a sua intenção é tornar o seu lar o mais característico com a sua personalidade possível, talvez o imóvel mobiliado não seja a melhor opção. Isso porque, a mobília desses imóveis costuma ser a mais genérica possível, com pouca personalidade para que agrade ao maior número de pessoas. Contudo, essa desvantagem pode ser contornada com um pouco de criatividade e conhecimentos de design.

Maior responsabilidade na locação

Optar por alugar um apartamento mobiliado também significa arcar com mais responsabilidades no contrato. Isso acontece porque além de manter o imóvel em perfeito estado é necessário garantir também a conservação dos móveis. Assim, ao contar com móveis e eletrodomésticos é preciso ter com eles cuidado redobrado, zelando pelo seu bom funcionamento e conservação durante toda a sua permanência no imóvel.

Cuidados na hora de alugar um apartamento mobiliado

Após pesar os prós e contras de um apartamento mobiliado, é importante se atentar a alguns pontos para que sua estadia no imóvel seja tranquila. Como qualquer contrato de locação é importante realizar alguns passos:

Vistoria

Realizar a vistoria de imóveis é uma atividade muito importante antes de assinar um contrato de locação. Ela é que garantirá o estado em que se encontra o imóvel no momento da entrega das chaves. Assim, é possível assegurar que o proprietário receberá a casa da mesma forma que a entregou. Ela evita desentendimentos futuros que podem acarretar, inclusive, em ações judiciais.

Quando alugamos um apartamento mobiliado esse cuidado se torna ainda mais importante. Todos os objetos e móveis da casa precisam ser testados, descritos e fotografados. Esse cuidado também garante que o locador não precisará arcar com defeitos e problemas que já existiam antes da assinatura do contrato.

Solicite reparos se necessário

Essa etapa é necessária quando se identifica defeitos e problemas durante a vistoria. De acordo com a Lei do Inquilinato, é obrigação do proprietário arcar com reparos que influenciam na segurança da habitação. Contudo, caso os problemas sejam pequenos é possível que uma conversa entre as partes envolvidas seja a solução. Pode ser acordado um desconto no aluguel caso o locador se disponha a pagar pelo conserto. Essa solução é bem comum e beneficia a todos os envolvidos. Contudo, não se esqueça que toda negociação deve ser documentada e assinada para evitar problemas futuros.

Atente-se ao contrato

Independente da opção que você faça pelo tipo de locação, é muito importante que o contrato de aluguel seja o mais detalhado possível. Além de informações como valor, vencimento, dados pessoais das partes, quando o aluguel trata de um apartamento mobiliado o cuidado deve ser redobrado. Além da vistoria, é preciso que conste no contrato a responsabilidade sobre os itens do imóvel, além de uma lista de todos os móveis inclusos. Normalmente, após a assinatura do contrato é o locatário quem se responsabiliza pelo conserto de móveis ou eletrodomésticos.

Os cuidados de um apartamento mobiliado

Alugar um apartamento mobiliado pode ser uma ótima opção para quem ainda não se estabilizou totalmente. Dentre as muitas vantagens podemos citar a economia com móveis e uma grande mudança. Contudo, é importante tomar cuidado com alguns casos.

 Por exemplo, caso uma geladeira no imóvel estrague é possível que isso não ocorra por mal uso. Isso porque esse eletrodoméstico possui uma vida útil e cabe a um técnico especializado identificar o motivo do problema para assim determinar o responsável pelo conserto. Por isso, é imprescindível que o contrato de aluguel seja bem redigido para que essa opção seja vantajosa.

Se você se interessou por um apartamento mobiliado é possível encontrar um que se encaixe nas suas expectativas no portal da Casa Mineira Imóveis. Nosso site foi desenvolvido para facilitar a sua busca e garantir que você encontre o imóvel dos seus sonhos. Confira!

encontre seu apartamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *