Apartamentos Compactos: as vantagens e porque esse tipo de imóvel é uma tendência

Você já ouviu falar nos apartamentos compactos? Veja neste artigo tudo sobre esse empreendimento imobiliário e se ele é o ideal para o seu estilo de vida.

Os apartamentos compactos vão de encontro com um novo estilo de vida dos brasileiros. Isso porque, com o dia a dia cada vez mais atarefado e corrido, o ideal de imóvel dos jovens é um prático apartamento próximo do trabalho. Assim, grandes espaços não estão entre as prioridades de quem passa a maior parte do tempo fora de casa. Os moradores buscam um espaço que atendam às suas necessidades básicas, como ter um local para dormir, tomar banho e fazer refeições.

Essas novas necessidades tiveram reflexos no mercado imobiliário. A tendência dos apartamentos compactos criou um nicho voltado para o público jovem adulto. Esses jovens, geralmente, possuem menos de 30 anos, emprego fixo, saíram da casa dos pais para morar sozinhos, mas ainda não constituíram família.

O que são apartamentos compactos?

Apartamentos compactos são caracterizados principalmente por seu tamanho. A média de sua metragem é de 45 metros quadrados, geralmente com um dormitório ou do tipo studio. Devido ao tamanho reduzido, as construtoras que trabalham com essas unidades compensam o pouco espaço criando áreas compartilhadas. Desse modo, esses empreendimentos contam com lavanderia própria do condomínio e salas equipadas com Wifi para uso de todos.

Os apartamentos compactos também geraram alta demanda em um outro mercado. Os móveis planejados se tornam necessários quando existe pouco espaço disponível e ele precisa ser aproveitado da melhor maneira possível. Assim, empresas especializadas em planejamento de móveis têm pensado em produtos especiais para studios e apartamentos pequenos. Além disso, serviços como entrega de compras e refeições prontas também foram impulsionados por esse novo estilo de vida.

Esse modelo de imóvel também é uma ótima oportunidade de investimento. O custo-benefício é um atrativo, já que esse tipo de empreendimento tem valores mais baixos e garantem alta rentabilidade para locação. Se trata de imóveis com localização privilegiada, próximos à centros comerciais ou universidades, e que oferecem muita praticidade, o que aumenta a procura por suas unidades e possibilita a cobrança de aluguéis com valor acima da média percentual devido à sua valorização.

Quem mais procura pelos apartamentos compactos são jovens estudantes. Isso porque, procuram por locais próximos das universidades ou do seu local de estágio. Além deles, jovens profissionais bem-sucedidos também procuram bastante por esses empreendimentos. Isso porque, normalmente, essas pessoas já estão consolidadas no mercado mais ainda não constituíram família, então não precisam de grandes espaços. Essas pessoas passam a maior parte do tempo fora de casa, a trabalho ou por lazer.

As principais características de um apartamento compacto

Área útil reduzida

O tamanho de um apartamento compacto pode variar, mas como seu nome sugere, estamos falando de residências com espaços reduzidos. Contudo, é importante ressaltar que apartamento compacto não é sinônimo de falta de espaço. Isso porque, designers e arquitetos têm se especializado em criar soluções inteligentes para melhor aproveitamento do espaço disponível.

Integração

Por se tratar de construções pequenas, é normal que a estratégia para adquirir espaço é integrar os cômodos, reduzindo a quantidade de paredes. Assim, é muito comum que apartamentos compactos contem com cozinhas americanas, ou até mesmo integração total entre todos os cômodos, sem nenhuma parede dividindo sala, quarto e cozinha.

Localização privilegiada

A localização é a principal razão para a existência desse tipo de residência. Os apartamentos compactos costumam ser perto de muitos atrativos como comércio, escritórios, mercado, meios de transporte e grandes vias de acesso.

Área de serviço inexistente

A maioria dos apartamentos brasileiros contam com uma área de serviço própria. Contudo, devido ao pouco espaço disponível nos apartamentos compactos, o mais usual é que a lavanderia seja comunitária, ou seja, de uso comum dos moradores do condomínio.

As vantagens dos apartamentos compactos

Os apartamentos compactos são conhecidos por sua praticidade, localização e oferta de variados serviços de conveniência. Essas são apenas algumas das vantagens desses empreendimentos.

Condomínios modernos

Devido à onda recente dos apartamentos compactos, essas unidades costumam se tratar de construções novas e consequentemente mais modernas. Os condomínios estão cada vez mais modernos e sofisticados, e conseguem otimizar o uso do espaço atendendo ao estilo de vida contemporâneo.

Infraestrutura

Além dos ambientes dos apartamentos reduzidos, os projetos arquitetônicos dos condomínios que oferecem apartamentos compactos focam em serviços de lazer compartilhados. Isso incentiva os moradores a usufruir das áreas externas.

Atende à novas realidades

A rotina das pessoas vem se modificando e a forma de se trabalhar também. Assim, os coworkings chegaram aos condomínios residenciais e ganharam destaque com a valorização do home office. Para os apartamentos compactos, existe uma dificuldade em montar um escritório em casa e por isso, esses espaços de trabalho coletivo são muito comuns em condomínios com apartamentos compactos. As salas são equipadas com Wifi, ar-condicionado e outros atrativos.

Pouca manutenção

A despesas dos apartamentos compactos são menores, começando pelo valor do IPTU. Além disso, também estamos falando de imóveis que demandam pouca manutenção. Isso porque, não existem muitos equipamentos e instalações, o que facilita os consertos. Ademais, o próprio perfil dos moradores contribui para isso, já que passando menos tempo em casa, a preservação da residência é maior.

Praticidade

Limpar e organizar um apartamento compacto exige menos custos e tempo do morador. Isso se dá devido ao seu tamanho e quantidade de móveis. Além disso, muitos moradores dessas propriedades optam por contratar serviços de limpeza terceirizados, o que torna o processo ainda mais simples. Outro ponto em que observamos essa praticidade é na hora de organizar uma mudança. Com poucos ou nenhum cômodo, fica muito mais fácil encaixotar todos os pertences.

Móveis para apartamentos compactos: a versatilidade em sua casa

Os apartamentos compactos decorados são muito procurados por jovens com um estilo de vida agitado, que não procuram passar muito tempo em casa. Assim, muitos empreendedores buscam investir neste tipo de imóvel para depois alugar. Assim, o ideal é que a decoração seja o mais simples possível. Desse modo o novo morador consegue dar toques de sua identidade na decoração, mas sem muito esforço ou grandes mudanças.

O ideal na hora de mobiliar e decorar um apartamento compacto é optar pelos móveis planejados. Eles são versáteis e otimizam o ambiente, de modo a aproveitar da melhor maneira possível todo o espaço disponível. Aposte em móveis que permitam embutir eletrodomésticos como o fogão ou a geladeira.

Se você acabou de se mudar para um apartamento compacto a principal dica para iniciar sua decoração é livrar dos excessos. Em apartamentos pequenos, o menos é mais, já que muitos objetos podem carregar o ambiente e reduzir ainda mais o espaço. Além disso, aposte em uma paleta de cores que ajuda a ampliar o ambiente. Existem ainda, diversas formas de mesclar cores e formatos para que a impressão seja a de um ambiente mais amplo.

Se um apartamento compacto é o que você procura, você pode encontrar no portal da Casa Mineira Imóveis. Nosso portfólio conta com diversos imóveis dos mais variados estilos. Além disso, nossos filtros de busca permitem que você encontre a propriedade ideal para você. Além disso, você pode encontrar em nosso blog dicas úteis sobre o mercado imobiliário e mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *