Av. Afonso Pena: os atrativos da avenida e motivos para morar na região

Morar na Av. Afonso Pena pode ser o que você precisa para estar próximo aos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, além de centros comerciais, escolas, museus e universidades.

A Av. Afonso Pena é uma das principais avenidas de Belo Horizonte e homenageia o ex-presidente Afonso Augusto Moreira Pena. Estendendo-se por 4,3 km da cidade, é o coração econômico da capital e foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897. Além disso, seu percurso envolve os bairros Boa Viagem, Funcionários, Savassi, Serra e Cruzeiro e oferece diversos atrativos aos moradores.

Confira neste artigo tudo sobre a história dessa histórica avenida, além das principais vantagens de se morar próximo a ela.

A história da Av. Afonso Pena

A Av. Afonso Pena é um referencial urbano de Belo Horizonte. Sendo uma das principais vias de acesso à área central da cidade. Desse modo, morar próximo a ela significa acessar e usufruir do melhor que a capital mineira tem a oferecer.  O início dessa avenida se dá na Praça Rio Branco, em frente à estação rodoviária e termina na Praça da Bandeira, onde encontra a Av. Bandeirantes.

O projeto da Av. Afonso Pena tinha como objetivo construir um acesso entre o eixo norte-sul. O arquiteto Aarão Reis, quem projetou a via, a concebeu como a mais larga da cidade, com 50m de largura. Segundo o livro “Memória Histórica” de Abílio Barreto, Reis citou a avenida em um relatório à Presidência do Estado em 1985:

“Apenas a uma das avenidas – que corta a zona urbana e de norte a sul, e que é destinada à ligação dos bairros opostos – dei a largura de 50m para constituí-la em centro obrigatório da cidade e, assim, forçar a população, quanto possível, a ir se desenvolvendo do centro para a periferia, como convém à economia municipal, à manutenção da higiene sanitária e ao prosseguimento regular dos trabalhos técnicos.”

Durante o século XX, a Av. Afonso Pena sofreu diversas modificações. Dentre elas, o seu alargamento foi o principal. Isso porque logo quando foi inaugurada a via possuía diversas árvores em sua extensão. Contudo, em 1960 elas foram derrubadas para o alargamento da avenida.

Hoje é possível encontrar na Av. Afonso Pena grande riqueza arquitetônica que acompanhou o desenvolvimento da cidade. Além disso, nela estão vários pontos turísticos, culturais e históricos de Belo Horizonte. Assim, lá estão o Cine Teatro Brasil, o Centro Cultural do Instituto Moreira Salles, a Igreja de São José, o Parque Municipal de Belo Horizonte, o Palácio das Artes e a sede da Prefeitura Municipal. Importante via de acesso aos principais pontos da capital, mora próximo a essa avenida é o ideal para quem busca aproveitar o agito e conhecer cada canto da cidade.

Compre apartamento de 3 quartos em Av. Afonso Pena.

Av. Afonso Pena: principais pontos

A Av. Afonso Pena se estende pelos principais pontos da região central de Belo Horizonte. Quem opta por morar próximo a ela possui fácil acesso aos principais pontos turísticos, além de desfrutar de diversos estabelecimentos comerciais, atrativos, boas escolas e universidades, além de muitos pontos de acesso ao transporte público. Confira os principais atrativos da região:

Feira de Artesanato da Av. Afonso Pena

Considerada a maior exposição de artesanato da América Latina, a Feira de Artesanato da Av. Afonso Pena atrai cerca de 60 mil visitantes nas tardes de domingo. Assim, são 3.000 expositores que comercializam produtos variados como vestuário, bijuterias, cintos, calçados, bolsas e acessórios; flores e arranjos; cestaria, mobiliário, objetos de decoração e utilidades domésticas; tapeçaria, artigos para cama, mesa e banho; artigos infantis, artes plásticas e alimentação.

Atração importante da programação de lazer nos fins de semana na capital, a feira teve sua origem em 1969. A ideia surgiu de um grupo de artistas e críticos de arte que queriam criar uma exposição cultural ao ar livre, que, na época, ficou conhecida como Feira Hippie. O objetivo era dar oportunidade a novas gerações de artesãos e artistas. Ela logo se tornou ponto de encontro de várias gerações e despertou a atenção dos visitantes e turistas devido a diversidade dos trabalhos expostos.

Além disso, em frente ao local onde acontece a feira, estão alguns dos mais importantes bens tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em Belo Horizonte. Dentre eles o Automóvel Clube (uma imponente construção de 1943), o Palácio da Justiça Rodrigues Caldas (sede do Tribunal de Justiça do Estado) e o Conservatório de Música de Minas Gerais (outro imóvel da primeira metade do século 20).

Palácio das artes

Inaugurado em 1971 e vinculado à Fundação Clóvis Salgado, o Palácio das Artes é outro atrativo localizado na Av. Afonso Pena. Trata-se do maior centro de formação, produção e difusão cultural de Minas Gerais e um dos maiores da América Latina. É um complexo cultural que fomenta a arte e proporciona múltiplas experiências para o público. Seu projeto original foi assinado por Oscar Niemeyer e ocupa uma área de 18 mil metros quadrados, bem ao lado do Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Encontre o seu imóvel ideal na Av. Afonso Pena no portal da Casa Mineira Imóveis.

Café Palhares

O Café Palhares pode ser considerado um dos pontos mais tradicionais de Belo Horizonte. Sua história se confunde com a da capital, sendo fundado em 1938 pelo irmãos Palhares e posteriormente vendido a João Ferreira. Point de encontro de boêmios nos anos 40, o café funcionava 24 horas na época e possui histórias curiosas que refletem uma jovem BH. Vencedor em 2009 do famoso “Comida di Buteco”, o local ainda é procurado por aqueles que querem desfrutar de boa comida e da hospitalidade mineira.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Inaugurado em 1897, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Ele foi projetado pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais. Certamente isso ocorre porque o parque possui grande diversidade biológica, além de riqueza arquitetônica, cultural e social.

Com área de 182 mil metros quadrados, ele se localiza na região mais adensada da cidade, desempenhando um importante papel no equilíbrio entre ocupação urbana e preservação ambiental. Contudo seu acesso é fácil e a localização o tornaram uma das áreas de preservação mais visitadas da cidade. É possível alugar equipamentos esportivos, se divertir com brinquedos em um pequeno parque em seu interior, além de apreciar as belezas naturais da flora regional, bem no centro de Belo Horizonte.

Casa Bonomi

Fundada em 1996, a Casa Bonomi é uma renomada padaria e confeitaria de Belo Horizonte. Em um espaço de estilo rústico com toque francês, localiza-se em um casarão tombado pelo patrimônio histórico. Lá é possível experimentar deliciosos pães artesanais, cappuccinos e tortas.

Museu dos brinquedos

Também localizado na Av. Afonso Pena o museu do brinquedo foi inaugurado em 2006. Assim, seu objetivo é preservar e valorizar a infância no Brasil e é um ótimo local para se visitar com as crianças. Os objetos do acervo compreendem o período do início do século XX até os dias de hoje e chegam a aproximadamente 5.000 peças nacionais e internacionais. Ademais, o museu é fruto de uma coleção reunida durante décadas com brinquedos de seus filhos e netos por Luiza de Azevedo Meyer, nascida em 1912. Ao falecer em 2000, sua família deu continuidade ao seu projeto.

Apartamento 4 quartos em Av. Afonso Pena.

Av. Afonso Pena: vale a pena morar?

A Av. Afonso Pena é uma das principais vias de Belo Horizonte e conecta vários pontos da cidade. Nela e próximo a ela é possível encontrar diversas atrações turísticas, boas escolas e universidades. Além disso, a avenida conta com vários pontos de ônibus o que facilita o deslocamento pela cidade. Com vários bares em seu entorno, essa avenida costuma ser bastante movimentada, sediando inclusive alguns dos principais blocos de rua da cidade durante o carnaval.

Morar próximo à avenida é uma excelente opção para quem possui uma vida movimentada, trabalha ou estuda próximo à região central e curte aproveitar os pontos turísticos de sua cidade. Contudo, é importante sempre ressaltar que por se tratar de uma grande avenida o fluxo de carros e de pessoas pode ser grande, o que torna a região pouco silenciosa. Se o que você procura é silêncio e tranquilidade, optar por regiões como o bairro castelo, por exemplo, pode ser a melhor opção.

A Casa Mineira Imóveis é uma renomada imobiliária de Belo Horizonte, com anos de experiência no mercado. Por meio do nosso portal você poderá encontrar diversas opções de imóveis próximos a Av. Afonso Pena, tanto para compra e venda quanto para locação. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *