Cozinha planejada: quando vale a pena e ideias para montar a sua

Garantindo o melhor aproveitamento do espaço, a cozinha planejada pode ser um ótimo investimento na hora de reformar a sua casa.

No Brasil, principalmente, a cozinha é um dos cômodos mais importantes de uma casa. É nela que preparamos nossas refeições e nos reunimos com amigos e família. Assim, investir em uma cozinha planejada é uma maneira de garantir beleza, conforto e praticidade no seu dia a dia.

A procura por cozinhas planejadas se intensificou nos últimos anos e muitas empresas se especializaram nesse mercado. Com isso, é preciso pesquisar bastante antes de definir qual serviço contratar. Para isso, preparamos um artigo completo com tudo o que você precisa saber antes de fechar a sua cozinha planejada. Boa leitura!

O que é uma cozinha planejada

O principal ponto antes de contratar uma empresa para ter sua cozinha planejada é compreender o que é uma cozinha planejada. Isso porque, ainda existe muita confusão quanto às cozinhas moduladas.

As cozinhas modulares são feitas com peças de tamanho e materiais pré-definidos. Basicamente são módulos encaixáveis, como o próprio nome sugere, e esses móveis são produzidos em larga escala, podendo apresentar um custo mais baixo. Além do preço mais acessível, uma cozinha modulada também é entregue em menos tempo, já que os módulos são entregues prontos. Contudo, as cozinhas moduladas oferecem poucas variedades de acabamentos e a qualidade dos materiais utilizados também costuma ser inferior. As peças também não podem ser personalizadas e com isso podem não ocupar totalmente o espaço disponível.

Em contrapartida, a cozinha planejada tem móveis feitos sob medida. Isso significa que o projeto leva em conta as medidas exatas do espaço disponível, permitindo a personalização de acordo com as suas necessidades. É possível definir o número de prateleiras e gavetas, além de existir uma variedade maior de acabamentos para se escolher. Apesar do valor mais alto, a cozinha planejada possui maior qualidade e maior durabilidade.

As vantagens da cozinha planejada

A principal vantagem de uma cozinha planejada é o aproveitamento do cômodo. Principalmente em tempos em que as construções têm se tornado cada vez mais compactas, aproveitar todo o espaço disponível é fundamental para garantir o conforto e a usabilidade da cozinha. Além disso, podemos citar outras vantagens:

Espaço

Como já dissemos, o melhor aproveitamento do espaço está entre as principais vantagens de uma cozinha planejada. Delimitando os espaços para cada um dos eletrodomésticos e separando gavetas, prateleiras e divisórias que atendam ao seu dia a dia.

Hábitos

A cozinha brasileira está muito relacionada aos hábitos de uma família. Ela é o principal ambiente quando pensamos em reunir os amigos e a família, além de ser o local em que realizamos a maior parte das refeições. Assim, uma cozinha planejada com bancada, por exemplo, pode ser um local ideal para reunir os entes queridos, preparar e realizar as refeições de forma prática.

Praticidade

Uma cozinha planejada também apresenta a vantagem da praticidade. Ela precisa sempre ter um toque de personalidade dos moradores, atendendo às suas necessidades. Um bom exemplo é que uma cozinha planejada permite que pessoas mais baixas instalem armários e prateleiras em que os objetos do dia a dia estarão ao alcance das mãos, deixando as prateleiras de cima para objetos de menos uso. Isso também pode se expandir para tamanhos das pias e armários e compartimentos especiais para alguns eletrodomésticos.

Durabilidade

Na maioria das vezes as cozinhas planejadas são confeccionadas com materiais mais resistentes. Isso lhes garante maior durabilidade, enfrentando as atividades do tempo. Além disso, como esses móveis são feitos sob medida, dificilmente serão movidos com frequência, o que evita danos por manuseio incorreto.

Autenticidade

Outra vantagem de se ter uma cozinha planejada é a personalização e autenticidade dos móveis. Como ela é pensada e projetada para o espaço que você tem disponível e as suas necessidades, dificilmente você encontrará uma cozinha igual a sua ao visitar um amigo. Embora os designers possam ser semelhantes, a integração do projeto dependerá do seu espaço disponível.

Cuidados na hora de escolher uma cozinha planejada

Se você já se decidiu por ter uma cozinha planejada, o próximo passo é encontrar a empresa que prestará o serviço. Esse na verdade é o primeiro cuidado na hora de escolher uma cozinha planejada: escolher com atenção o profissional responsável. O ideal é que ele compreenda os seus desejos e necessidades e seja capaz de oferecer todas as funções que você procura na sua cozinha dos sonhos.

Ademais, outro cuidado importante é em relação aos pontos de elétrica e hidráulica. Para isso é importante ter em mãos a planta do apartamento para garantir que os eletrodomésticos ficarão posicionados no lugar certo e nenhum cano será prejudicado durante a instalação. Além disso, quando se altera um desses pontos, o custo aumenta e o tempo da reforma também.

Outro ponto diz respeito aos acabamentos. Existem diversas opções no mercado e por isso a escolha da empresa responsável é fundamental. Os acabamentos devem ser eficientes e levar em consideração até o amortecimento das gavetas e dos armários. Por isso, procure por empresas que sejam bem recomendadas ou que possuam boas avaliações na internet.

Lembre-se sempre de ter em mãos pelo menos três orçamentos antes de fechar o negócio, mas não escolha apenas pelo preço. Pesquisar valores é importante, mas ter uma cozinha planejada é um investimento que só se deseja fazer uma vez e por isso é essencial que o trabalho seja bem-feito. A depender do tamanho, materiais, acabamentos e outros detalhes uma cozinha planejada pode ter um valor que varia entre R$15.000,00 e R$90.000,00. Por isso procure avaliar todos os pontos essenciais dos projetos apresentados para você e tome a sua decisão.

Desvantagens da cozinha planejada

Como você pode perceber, uma cozinha planejada apresenta muitas vantagens. Contudo, como tudo no mundo, também é preciso pesar as desvantagens. Como os móveis são feitos sob medida possíveis mudanças podem ser desafiadoras. Isso significa que caso você acabe enjoando do design atual da sua cozinha não há muito o que fazer quando se tem móveis planejados. Eles dificilmente se encaixarão em outra combinação e não podem ser movidos de lugar sem prejudicar sua estrutura.

Além disso, quando você decide se mudar é preciso deixar os móveis para trás. Isso porque a mobília é embutida e não poderá ser revendida ou levada para a casa nova. Nesse caso é melhor optar pelos móveis modulados, já que permitem maior flexibilidade. Por isso, é muito comum ao comprar um imóvel encontrar aqueles que possuem uma cozinha já planejada. Se você está em busca de um imóvel, mobiliado ou não, o portal da Casa Mineira Imóveis é o ideal para você. Temos um amplo portfólio, diversos parceiros e anos de reputação no mercado imobiliário. Acesse já e conecte-se ao seu imóvel ideal.

encontre-seu-apartamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *