Email marketing para imobiliárias: como usar essa estratégia para vender mais

O email marketing é um excelente canal de relacionamento e uma das estratégias mais econômicas e efetivas do marketing digital.

Dentro de uma ação de marketing digital existem diferentes canais que atuam de maneiras diferentes para alcançar bons resultados. O email marketing é um desses canais. Diferente do que muitos acreditam, essa estratégia ainda é muito eficiente e possui alto retorno financeiro. Para o marketing imobiliário ele pode ser uma ótima forma de se comunicar com seus possíveis clientes e parceiros e divulgar seus conteúdos por meio de canal próprio e personalizável.

O que é E-mail Marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de relacionamento do marketing digital. Trata-se de um canal de comunicação com o público muito eficaz, podendo ser utilizado para nutrir seu público-alvo com conteúdos e gerar vendas. O disparo desses e-mails, normalmente, é feito por meio de ferramentas de automação.

De acordo com o inventor do e-mail, Ray Tomlinson, sua criação deveria ser uma maneira simples de deixar mensagens para pessoas de um computador para o outro, independente da sua presença no momento, como é o caso do telefone. Desde sua invenção em 1971, o e-mail entrou para o dia a dia das pessoas, sendo utilizado para troca de mensagens, envio e recebimento de avisos e promoções e até como uma identidade online, utilizada para realizar cadastros online.

Diante disso, o e-mail também se tornou uma forte ferramenta para o marketing. Por meio dele é possível divulgar produtos, informar ofertas e se comunicar com seus consumidores. Por isso, muitas empresas passaram a enviar mensagens aos seus consumidores por meio dessa ferramenta. Contudo, muitas dessas mensagens eram enviadas sem permissão e incomodavam aos usuários. Por isso, provedores de e-mail passaram a bloquear e-mails suspeitos, enquanto os próprios usuários passaram a marcar e-mails promocionais como spam. Para isso, boas práticas podem ser aplicadas

Dentre as ações utilizadas pelas marcas para manter um bom relacionamento via e-mail com seu público foi qualificar as abordagens. Dentre elas a solicitação de autorização para os envios e segmentação da base de contatos para que as mensagens enviadas sejam realmente relevantes para eles.

As vantagens do e-mail marketing

O e-mail marketing tem sido muito utilizado nas estratégias do marketing digital sendo o terceiro canal mais utilizado. As redes sociais ganharam bastante espaço nos últimos anos, contudo, o e-mail se mantém como uma estratégia forte e estável. Além disso, o e-mail marketing oferece diversas vantagens:

Maior alcance

O e-mail está presente no dia a dia da maioria das pessoas. Estima-se que até 2024 o número de usuários atinja a marca de 4,5 bilhões. Esse número representa mais da metade da população mundial. Esse número se torna ainda mais significativo quando pensamos que nosso endereço de e-mail é utilizado na maioria das ações que fazemos na internet.

Toda vez que criamos um login, um perfil em uma rede social ou preenchemos algum formulário online, utilizamos o e-mail. Ele funciona como nossa identidade digital e é uma parte essencial das atividades de um usuário. Desse modo, investir no e-mail marketing é uma maneira de alcançar um grande número de pessoas, já que, mesmo que elas não estejam nas redes sociais ou em outros canais, certamente possuem um e-mail.

Previsibilidade

Diferente das redes sociais, por exemplo, que possuem algoritmos que determinam quais publicações são mais relevantes para cada usuário, o e-mail garante que todas as pessoas para as quais você enviará sua mensagem a receberão. Isso porque, nem todos os seguidores recebem a sua mensagem em outros canais e não existe uma previsibilidade em publicações orgânicas. Se você enviar um e-mail sem problemas técnicos, todos da sua lista de disparo o receberão e por meio das ferramentas de disparo é possível ainda analisar quantos usuários abriram a sua mensagem e clicaram em seus links internos.

Formato flexível

Mas uma vez vamos fazer uma comparação com as redes sociais. Para melhor uso dos usuários, essas redes estabelecem formatos para as publicações. Além disso, apesar de ser possível incluir sua identidade por meio da foto de perfil e da identidade visual criada no feed, você está preso à identidade da própria rede social. Em contrapartida, o e-mail é uma tela em branco. Ele permite personalizações, não possui limite de caracteres, podem conter links, GIFs e botões.

O e-mail também permite com templates e a inclusão de elementos gráficos. Por meio dele também é possível criar mensagens curtas, contendo só texto, além de incluir links para o seu site, ou páginas da web. Resumindo, um e-mail pode ser como você imagina.

Retorno financeiro

Outra vantagem do e-mail marketing é o seu ROI (Return on Investment – retorno sobre investimento em português), estando entre um dos mais altos entre os canais de marketing. De acordo com algumas estatísticas, para cada $1 investido em e-mail marketing se obtém $42 de retorno. A explicação para esses resultados está justamente no baixo investimento necessário por essa estratégia e as altas taxas de conversão.

Para iniciar uma estratégia de e-mail marketing é preciso de um domínio, uma ferramenta de disparo e uma lista de e-mails para executar a estratégia. Dentre as ferramentas de disparo do mercado algumas opções são gratuitas, reduzindo ainda mais o investimento.

Canal próprio

Ter um canal próprio também está entre as principais vantagens em se usar o e-mail marketing. Isso porque, não existe uma entidade externa que define quando e como você deve enviar mensagens aos seus contatos. Mesmo com o uso de uma ferramenta, sua estratégia não dependerá dela.

Como dito, nas redes sociais acontece o oposto disso. São os seus algoritmos que decidem para quem a sua publicação é relevante e a entrega dos posts depende disso. Além disso, os seguidores não pertencem à marca. Desse modo, quando uma rede social perde força, como acontece de tempos em tempos, você também perderá os usuários.  Assim, o e-mail marketing é uma maneira segura de estabelecer um relacionamento com seus clientes ou futuros clientes.

Estreitar relacionamentos

O e-mail marketing também é um canal de relacionamento pessoal, permitindo uma comunicação direta com os consumidores. Esse então é um canal para estreitar o seu relacionamento com o seu público. Quando um bom relacionamento é estabelecido os usuários se dispõe a essa comunicação e dão permissão para receberem suas mensagens de tempos em tempos.

Essa é uma excelente maneira de manter a sua marca sempre próxima aos consumidores. Para isso, não basta disparar e-mails sem uma intencionalidade. É preciso criar uma comunicação de valor para eles, entregando conteúdos de qualidade e ofertas úteis para eles. Isso fortalece o relacionamento e o posicionamento da sua imagem no mercado.

Nutrir e educar leads

Leads são basicamente possíveis clientes de uma marca e a geração deles é a base de uma estratégia do marketing digital. Sendo assim, a nutrição de leads é muito importante para que as ações de marketing sejam efetivas. Nutrir um lead é transformar um simples assinante de newsletter em lead e, posteriormente, em um cliente.

Para que isso ocorra, é preciso educar os seus contatos sobre o seu negócio, se posicionando como autoridade no assunto e estabelecendo um bom relacionamento com eles. À medida que os seus conteúdos e e-mails são disparados, seus leads entendem melhor o valor do seu produto e amadurecem a decisão de compra, até que se tornem clientes. O e-mail é uma excelente forma de conseguir isso. As ferramentas de automação permitem que você envie mensagens personalizadas, no momento certo e de acordo com a etapa da jornada de compras em que ela se encontre.

Divulgar conteúdos de modo personalizado e prático

Uma estratégia completa de marketing digital envolve a produção de conteúdos, seja em um blog, ou nas redes sociais. Os artigos para blog devem ser bem promovidos e o e-mail marketing é um excelente canal para isso. Por meio dele você pode enviar atualizações do blog periodicamente, implementar newsletters e criar fluxos de nutrição com links para os conteúdos. Assim, o e-mail pode contribuir para aumentar a sua visibilidade online, além de aumentar o número de visitantes no seu site.

Conheça as principais ferramentas de disparo

Um ponto muito importante para começar a sua estratégia de e-mail marketing é adquirir uma boa ferramenta ou software de disparo de e-mail. Elas permitem enviar e-mails em massa e existem diversas opções no mercado. De acordo com a Rock Content as principais ferramentas de e-mail utilizadas na América Latina são:

  • Mailchimp: plataforma mais popular e provavelmente a mais usada por iniciantes. Ela oferece uma versão gratuita que depende do número de leads na sua lista de contatos;
  • Rd Station: criada pela Resultados Digitais, essa ferramenta brasileira possui inúmeros recursos de automação;
  • HubSpot: oferece uma ferramenta robusta para o marketing digital e é referência mundial;
  • ActiveCampaign: essa é a 4º ferramenta no ranking da América Latina, e é uma das mais utilizadas no resto do mundo.

Essas são plataformas completas de automação de marketing e oferecem recursos como gestão de redes e lead tracking. Isso significa que você consegue por meio delas integrar toda a estratégia de marketing digital em uma ferramenta e assim verificar o crescimento do número de leads, taxa de abertura dos e-mails e número de cliques.

Boas práticas para o E-mail Marketing

Como dissemos, o e-mail marketing é uma excelente estratégia do marketing digital. Contudo, com o mau uso por algumas marcas, os provedores de e-mail e até mesmo os usuários passaram a marcar alguns dos e-mails promocionais como spam. Para evitar isso, é possível seguir o que chamamos de boas práticas para o e-mail marketing.

Existe um Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (CAPEM) e nele você encontra dicas como a necessidade de permissão prévia por parte do usuário e a inclusão de descadastro para o destinatário. De acordo com ele, um e-mail marketing eticamente correto:

Art.3º. Será considerado eticamente correto o e-­mail Marketing, aquele enviado para bases de Destinatários, que sejam permissionários tipo Opt­in ou Soft­Opt­in, e que apresentem concomitantemente todos os seguintes elementos:

  1. Identificação do Remetente, com seu endereço de e­-mail válido;
  2. O Remetente somente poderá enviar mensagens de E­-mail Marketing por endereço eletrônico vinculado ao seu Nome de Domínio Próprio, por exemplo, remetente@exemplo.com.br. É vedada a utilização de Domínio de terceiro não pertencente ao mesmo grupo econômico do Remetente ou a Parceiros;
  3. Assunto sempre relacionado ao conteúdo do e-­mail, de fácil identificação pelo Destinatário;

Além disso, o CAPEM também define que não é permitida a prática do primeiro envio para se obter a permissão do destinatário para envios posteriores. Outra regulamentação é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Sancionada em agosto de 2018, a LGPD estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento. Basicamente, ela defende que a coleta de dados deve se restringir àquilo que é diretamente útil para a interação imediata entre marca e consumidores.

E-mail marketing para imobiliárias

O marketing digital para imobiliárias vem ganhando cada vez mais espaço e tem impulsionado muitas vendas no setor. Os padrões de consumo foram totalmente modificados com a digitalização de nosso dia a dia. Os consumidores têm buscado cada vez mais informações de compra online. Assim, ter uma boa presença digital é fundamental para as imobiliárias que desejam se posicionar como autoridades no setor.

O e-mail marketing pode ser uma excelente maneira de estabelecer o contato com possíveis compradores, além de divulgar os imóveis disponíveis ou somente conteúdos relacionados ao setor. A Casa Mineira Imóveis compreende essa mudança de comportamento de seus consumidores e possui uma estratégia de marketing forte e consolidada.

Com o blog sempre atualizado, oferecemos conteúdos confiáveis e relevantes para quem deseja, comprar, alugar ou se tornar um corretor parceiro. Além disso, nossa estratégia abrange um relacionamento em redes sociais como o Facebook, Instagram e até o YouTube, além de disparos de conteúdo por meio do e-mail marketing. Pequenos imobiliários podem se destacar no mercado se tornando parceiros da Casa Mineira. Venha saber como.

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