Espaço Pet em condomínios: o que é e dicas para aproveitar seu Pet

O espaço pet em condomínios é uma excelente maneira de garantir o bem estar dos bichinhos de estimação, além de contribuir para a valorização de um imóvel.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de estimação (Abinpet), O Brasil ocupa o 3º lugar entre os países que possuem maior população de animais de estimação. Assim, o espaço pet em condomínios tem se tornado também um ambiente muito convidativo e que agrega valor aos empreendimentos.

Além disso, esses espaços são ótimos quando pensamos em quem possui animais em apartamento. Com pouco espaço disponível em casa, muitos procuram por áreas de entretenimento para os seus bichinhos. Neste artigo você vai encontrar tudo sobre o espaço pet em condomínios e como eles funcionam. Confira!

Por que ter um espaço pet em condomínios?

Com a verticalização cada vez mais intensa dos centros urbanos, os animais de estimação vivem mais tempo dentro de casa. Como sabemos, muitos deles exigem atividades frequentes e muito espaço para se desenvolver de maneira saudável. Desse modo, os donos de animais têm procurado por imóveis que ofereçam conforto e praticidade também para o cuidado com os pets. Assim, o espaço pet em condomínios virou uma febre e tem se tornado um grande diferencial na hora de fechar negócios.

Muitos empreendimentos enxergaram no espaço pet uma alternativa para se adaptar às novas necessidades dos moradores. Dados muito importantes confirmam porque esse movimento é favorável ao mercado de imóveis. Indo na contramão da crise econômica, o mercado pet movimentou cerca de R$20 bilhões em 2017. Isso só reforça como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar de seus companheiros de quatro patas.

Como funciona um espaço pet em condomínio

Cuidar do bem-estar e saúde de um bichinho vai muito além de lhe fornecer uma alimentação de qualidade. Por isso, vemos cada vez mais serviços especializados como banho e serviços estéticos para os animais. Assim, os novos lançamentos imobiliários buscam ir na onda desse mercado e passaram a oferecer o espaço pet em condomínios como um atrativo, assim como já era feito com o salão de festas e jogos, mercadinho e espaço gourmet.

Muitos condomínios oferecem além de uma área de lazer destinada especialmente para os pets, um local exclusivo com sala equipada para banho e tosa e áreas com obstáculos para exercício. Essas áreas podem vir notificadas nos anúncios imobiliários também como pet play, pet care ou pet Garden.

A tendência é que os empreendimentos mais modernos busquem oferecer muito mais que apenas uma área para passear com os animais. Trata-se de ambientes projetados especificamente para atender aos bichanos, com uma infraestrutura que permite que os moradores possam passar mais tempo com seus bichinhos, se divertindo e aproveitando toda a praticidade sem sair do próprio condomínio.

Benefícios do espaço pet em condomínios

Apesar de ser considerado um investimento alto para o condomínio, o que consequentemente gera um aumento nas taxas condominiais, o espaço pet em condomínios pode ser a longo prazo uma excelente ideia. Isso porque, oferece muita comodidade para os moradores. Além disso, quando pensamos na economia de combustível para levar os animais até os pet shops, ou até mesmo do valor gasto com a manutenção de seus banhos, percebemos uma grande vantagem. E essas não são as únicas vantagens do espaço pet:

Valorizam o imóvel

Além disso, condomínios com áreas pet costumam ser mais valorizados. Isso porque, é tão importante investir nas áreas pet quanto nos espaços infantis, por exemplo. Afinal, na hora de escolher um lugar para morar também pensamos em um imóvel que ofereça conforto aos bichinhos.

praticidade

Ademais, existe também uma grande dificuldade em encontrar espaços públicos que permitam a permanência de pets junto aos humanos, como lojas, restaurantes e shoppings. Assim, ter no condomínio uma área que permite a interação entre os animais e os seus donos, podendo socializar com outros moradores nas áreas comuns do prédio também é um grande atrativo.

Facilita o adestramento de animais

Um dos desafios quando adotamos um animal é o seu adestramento. Isso porque, os filhotes podem apresentar comportamentos enérgicos e demorar mais tempo para se adaptar à rotina de seus donos. Assim, o espaço pet em condomínios é excelente aliado no processo de adestramento. Isso porque, é o ambiente ideal para essa atividade já que é comum que possuam rampas, túneis e arcos para realizar o treinamento de maneira dinâmica.

Segurança

O espaço pet em condomínio além de proporcionar muita praticidade, também traz muita segurança para os pets e seus donos. Isso porque, caminhar com cães ou gatos na rua pode resultar em problemas como os animais se soltando das guias, se assustando com barulhos de carros, e até fugindo. Em contrapartida, quando um espaço pet é bem planejado ele possui a infraestrutura ideal para evitar a fuga dos bichinhos, além de minimizar barulhos externos que podem assustá-los ou estressá-los. Além disso, como o local é pensado para os animais, provavelmente terá bastante grama, o que evita machucar a pata dos bichinhos nos dias quentes.

Dicas para instalar um espaço pet

Se um condomínio ainda não possui espaço pet mas gostaria de integrar esse serviço ao seu espaço é importante se atentar a algumas dicas. Primeiramente é preciso definir regras comuns para o uso do espaço. Assim como todas as áreas de uso comum do condomínio, é fundamental que algumas restrições sejam impostas para garantir o bem-estar de todos. Desse modo, é possível exigir que os filhotes só frequentem o espaço após tomar todas as vacinas, por exemplo.

Ademais, é preciso cuidado na hora de escolher o espaço para a instalação. Lembre-se que o ideal é ser um local de fácil limpeza e manutenção. Além disso, o tipo de piso escolhido também é fundamental. Na maioria das vezes a grama é a mais utilizada, contudo é importante se atentar à vegetação no local e entorno já que é preciso evitar plantas tóxicas ou com espinhos. Também é interessante integrar ao local rampas, túneis e outros elementos que ajudem no treinamento e entretenimento dos animais.  

Um outro acréscimo importante à área são locais para higienização das patas e focinhos dos animais. Como dito, muitos espaços como esse oferecem áreas de banho e tosa, equipados até com secadores para retirar o excesso de água. Isso nos leva a outro ponto importante: definir os responsáveis pela higienização e manutenção do espaço pet. Algumas empresas de limpeza são especializadas no ramo e é possível contratá-las para manter o espaço sempre em ordem.

Espaço pet em condomínios e as comodidades

Como você pode perceber, os empreendimentos imobiliários têm buscado cada vez mais oferecer comodidade aos seus moradores. O espaço pet em condomínios é um deles. Trazendo para o dia a dia praticidade e segurança, esse serviço também contribui para a valorização de um imóvel, aumentando suas chances de venda ou locação.

Se morar em um condomínio com espaço pet e outros serviços é o que você deseja, a Casa Mineira Imóveis pode te ajudar. Nosso portal conta com centenas de imóveis e nossos filtros de busca garantem que você encontre o ideal para as suas necessidades. Confira já!

encontre seu apartamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *