Gás encanado: vantagens e cuidados para aproveitar o sistema de gás

Você já pensou nas comodidades de ter gás encanado na sua casa? Neste artigo desmistificamos tudo sobre o assunto.

Utilizar o gás encanado é uma prática muito comum em alguns condomínios. Além disso, com o aumento do preço do botijão de gás muitas pessoas têm buscado essa alternativa como uma forma de economizar. Contudo, ainda existem inúmeras dúvidas quanto ao seu uso. Afinal, usar gás natural encanado é perigoso? A economia é realmente efetiva? Neste artigo vamos desmistificar essas e outras dúvidas.

O que é o gás encanado

Primeiramente é preciso compreender do que falamos quando dizemos que um condomínio conta com gás encanado. Ele é aquele que chega até a sua casa por uma rede subterrânea. Ele normalmente é mais econômico e devido a pressão obtida em sua passagem produz uma chama mais estável e os alimentos são cozidos mais rapidamente.

Diferente do que alguns acreditam, o gás encanado também é mais seguro. Isso porque as tubulações e encanamentos são produzidas especialmente para esse fim, evitando que ocorram vazamentos. Além disso, o gás encanado diminui preocupações como a manutenção de mangueira, vida útil da instalação e estado dos reguladores e adaptadores, já que são mais eficientes e duram mais tempo.

É preciso lembrar que quando falamos em gás encanado não estamos falando daquele que compramos no botijão. Apesar de ser possível encanar o segundo tipo, o mais comum é que o gás encanado seja o gás natural.

Gás GLP ou de botijão

O gás GLP ou gás liquefeito é aquele conhecido gás de cozinha, comprado em botijões e utilizado por 90% da população brasileira. É o gás mais encontrado e utilizado no Brasil. Ele oferece maior flexibilidade que o gás natural já que é possível escolher entre diversas distribuidoras. Contudo, ter um botijão de gás em casa exige muita cautela já que o GLP é mais pesado que o ar e em caso de vazamentos não se dissipa tão facilmente.

Gás natural

O gás natural é mais prático e versátil e é o gás utilizado quando falamos em gás encanado. Ele vai direto da rua para as casas e possui diversas vantagens como ser mais prático e mais seguro. Optar pelo gás natural também significa dispensar o armazenamento de um botijão dentro da sua residência, o que é excelente quando se pensa nos apartamentos compactos, por exemplo. Além disso, o gás natural se dissipa rapidamente o que o torna mais seguro em casos de vazamento, reduzindo o risco de explosões.

Além disso, o fornecimento do gás natural é contínuo e feito por meio de uma rede de distribuição. Assim, você não precisa se preocupar se o seu gás vai acabar inesperadamente enquanto estão cozinha, por exemplo. O gás natural também gera menos resíduos, proporcionando uma melhor conservação dos equipamentos e diminuindo os períodos de manutenção. Por não conter enxofre o gás natural também é mais sustentável ao meio ambiente.

Como funciona o gás encanado

Como dissemos, o gás encanado chega até a sua casa por meio de uma rede subterrânea. Muitos condomínios já são projetados pensando na rede de gás natural e por isso ao se mudar não é preciso realizar nenhuma reforma. Contudo, a maior parte dos equipamentos domésticos são vendidos para funcionar com gás GLP, também conhecido como aquele que compramos no botijão.

Dessa forma, é preciso realizar a conversão dos equipamentos para gás encanado. O ideal é que esse processo seja realizado pelo serviço autorizado do fabricante. Isso porque, cada fogão possui um kit específico de peças. Contudo, é possível adquirir essas peças e realizar a conversão você mesmo, mas tenha muito cuidado para garantir que o fogão esteja funcionando normalmente e de forma segura.

Vantagens do gás encanado

O gás encanado oferece inúmeras vantagens para quem opta por ele. A principal delas é se livrar das constantes trocas de botijão. Contudo, essa não é a única comodidade que ele apresenta:

Preparo de alimentos mais rápido

O gás encanado possui uma chama mais forte e estável. Desse modo, é possível preparar os alimentos de uma maneira mais rápida e eficiente. Isso acontece principalmente porque o gás encanado não terá oscilações com a chama ficando amarelada e fraca como é comum com o gás de botijão.

Comodidade

Como já disse, o gás encanado evita que você se preocupe com as várias trocas de botijão que o gás de cozinha comum requer. O fornecimento do gás encanado natural é contínuo e ininterrupto e seu abastecimento é feito por distribuidoras.

Sustentabilidade

Também já mencionamos que o gás natural é uma maneira de oferecer energia limpa. Isso porque, ele é encontrado na natureza em estado gasoso e não precisa ser atomizado para a queima. Isso resulta em uma chama mais leve que o ar e inodora.

Economia

Outra vantagem é a economia que ele proporciona. Isso acontece porque o pagamento é feito após o uso, pagando apenas pelo que foi consumido. O valor é proporcional ao uso. Com o aumento do valor do gás de cozinha comum a economia é cada vez mais vantajosa.

Melhor aproveitamento do espaço

Ter um botijão de gás em casa não torna o ambiente mais bonito. Trata-se de um objeto grande, pesado, feio e difícil de se esconder. Assim, ao se optar pelo gás encanado é possível fazer um melhor uso do espaço disponível em sua casa. Ele permite uma decoração mais elegante já que é possível dar lugar a vasos de plantas, fruteiras ou móveis mais úteis na cozinha ou área de serviço.

Inspeções periódicas aumentam a segurança

O gás encanado chega até a sua casa por meio de uma instalação específica. O fornecimento deste gás é feito por distribuidoras o que torna a vida mais prática e cômoda. Contudo, para garantir a segurança da sua família é preciso que uma empresa especializada realize inspeções a cada dois anos para verificar as instalações. Uma boa maneira de verificar se um equipamento de gás precisa de manutenção é notar se a chama está oscilando.

O gás natural encanado oferece muitas vantagens e por isso é cada vez mais comum que condomínios já ofereçam esse serviço aos moradores desde a planta. Assim, se o seu interesse é morar em um imóvel que possua gás encanado é possível encontrar diversos empreendimentos com essa comodidade. Para isso, você pode acessar o portal da Casa Mineira Imóveis e procurar pelo seu apartamento ideal. Acesse já!

Anuncie no Portal Casa Mineira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *