Instalar ar condicionado em apartamento: como funciona e quais as restrições

Instalar ar-condicionado é uma tarefa que pode causar algumas dúvidas. Neste artigo trazemos dicas simples para facilitar para você.

O ar-condicionado é um aparelho que traz bastante conforto, principalmente para quem vive em regiões mais quentes do país. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados antes de instalar o ar-condicionado.

O principal ponto é se lembrar que o ideal é que a instalação seja feita por um técnico especializado. Esse cuidado evitará acidentes que podem acabar danificando o seu produto. Contudo, mesmo contratando um serviço é muito importante conhecer a fundo o seu funcionamento para não cair em ciladas.

Neste artigo você vai encontrar informações úteis para quem deseja instalar ar-condicionado

Melhor local para instalar ar-condicionado

O local ideal para a instalar ar-condicionado vai depender da necessidade de cada indivíduo. Contudo, independentemente se a pessoa mora em casa ou apartamento, é importante ter certeza de que o local possui a infraestrutura e a tubulação adequadas para a instalação do equipamento.

Se você mora em um apartamento é preciso ter informações importantes sobre a rede elétrica. Ela suporta a energia necessária para o funcionamento do equipamento? Isso é importante porque em alguns casos é possível que o ar-condicionado sobrecarregue a rede elétrica e acabe prejudicando todo o edifício.

Além disso, para instalar ar-condicionado procure sempre um cômodo da casa onde as paredes tenham maior distância entre si, onde não pegue muito sol e nem fique próximo a ondas de calor. Leve também em consideração o espaço onde será instalado. Ele precisa ser um local de fácil acesso, onde se possa retirar facilmente o filtro do ar para limpeza.

Outra dica importante é evitar instalar ar-condicionado próximo de móveis ou divisórias, já que isso pode obstruir a circulação do ar. Pense também em onde a parte externa do equipamento vai ficar. O ideal é que esteja em um local ventilado, longe de produtos inflamáveis e de modo que a saída de ar não fique obstruída.

Cuidados ao instalar ar-condicionado

Se você já escolheu o local ideal para instalar o seu ar-condicionado, é hora de conhecer dicas e cuidados para a hora da instalação. Algumas medidas necessárias são:

Verifique a tensão do aparelho

Geralmente, os aparelhos split tem 220v, mas é importante consultar o fabricante para ter certeza da potência do aparelho. E como já dissemos, a rede elétrica do local deve ser adaptada à instalação nessa voltagem. 

Verifique a presença de disjuntores e tomadas

Outro ponto importante é que o seu ar-condicionado seja instalado próximo a disjuntores e tomadas. Isso porque, é sempre importante evitar a utilização de extensões.

Verifique a distância das unidades interna e externa

Basicamente, o ar-condicionado split é dividido em uma unidade condensadora, que é a parte que fica para o lado externo e uma unidade evaporadora, que é a saída de ar, na parte interna. O recomendado é que o comprimento da tubulação entre as unidades interna e externa seja de, no mínimo, 1 metro e, no máximo, 15 metros, além de 5 metros de desnível. A posição ideal da unidade interna é a uma altura de no mínimo 1,50m do chão. 

Verifique a mangueira de drenagem

A mangueira de drenagem é uma peça importante e merece atenção na hora de instalar ar-condicionado. Ela deve sempre ser instalada abaixo da unidade interna.

Passo a passo para instalar ar-condicionado

Instalar ar-condicionado não é uma tarefa simples. Por isso, o ideal é sempre contar com o serviço de um técnico especializado nesse tipo de serviço. Realizar a instalação desses equipamentos exige habilidades específicas e bastante conhecimento. Contudo, também é importante ter conhecimento do que precisa ser feito para acompanhar o serviço. Assim, o passo a passo para instalação normalmente é:

Primeiro passo

O primeiro passo é ir separando as peças do equipamento. Além disso, ler o manual e avaliar o local de instalação são essenciais para instalar o ar-condicionado split. 

Segundo passo

O técnico irá tirar as medidas da unidade que será colocada na parte interna do imóvel, marcando na parede, e incluindo a medida da saída do cano e a distância entre o centro da unidade interior e o centro do cano. Essa marcação servirá para saber onde perfurar o orifício na parede, ligando as unidades interior e exterior. 

Terceiro passo

Após fazer as marcações, chega o momento de perfurar o orifício no exterior. A perfuração deve ser feita em um ângulo de 35º. 

Quarto passo

O técnico deve acertar a altura passando os cabos através dos orifícios perfurados na parede para instalar o ar-condicionado. Em seguida, deverá ser feita a fixação da unidade interna ao suporte que está previamente montado na parede.

Quinto passo

Quando a unidade estiver fixada no suporte da parede, será preciso atravessar os tubos pelos orifícios para o exterior. 

Sexto passo

Os suportes de paredes exteriores devem ser instalados e estar alinhados. Em seguida, é o momento de utilizar as buchas metálicas para montar o suporte de parede do lado externo. 

Sétimo passo

Agora, os tubos de gás devem ser desenrolados para fazerem a união da parte que não se desenrolou com a fita térmica, ela deve estar incluída no conjunto.

Oitavo passo

Em seguida, chega o momento do processo de ligar os tubos de gás às saídas da unidade interior. Deve-se colocar as unidades exteriores nos suportes e mantê-los fixos.

Nono passo

Quando as unidades estiverem fixas à unidade exterior, é necessário montar um dreno para o escoamento da água do lado de fora.

Décimo passo

Com o processo da parte externa feito e conectado com os tubos e com a energia elétrica, o próximo passo é ligar a unidade interior à unidade exterior. Para isso, deverão ser rosqueadas as tampas das extremidades dos tubos do aparelho e das saídas de gás. Em seguida, é removida a porca de proteção soltando a válvula superior, pressionando rapidamente quatro vezes. Com isso, os tubos ficarão fixos nos locais adequados. 

Por fim, é preciso afrouxar os parafusos da unidade elétrica para ligar os fios dos terminais com as cores correspondentes. Os fios e tubos devem ser envolvidos com fita térmica. Os orifícios devem ser cobertos com massa.

Os benefícios do ar-condicionado

Como você viu, instalar ar-condicionado requer bastante conhecimento técnico e por isso é importante investir no trabalho de um profissional especializado. Com tudo sendo realizado da maneira correta os benefícios deste equipamento podem ser aproveitados, principalmente para quem mora nas regiões mais quentes do país.

Além disso, com a chegada do verão em dezembro é muito difícil permanecer em ambientes não climatizados. Isso porque, um local abafado e sem ventilação, com alta temperatura pode até provocar problemas de saúde, além de não ser nada confortável. O funcionamento do ar-condicionado também influencia no sono. Isso porque, dormir em um ambiente refrigerado pode proporcionar maior bem-estar e melhor descanso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *