Marketing digital para imobiliárias: como aplicar as técnicas para vender mais

Você conhece o marketing digital para imobiliárias? Essas estratégias podem ampliar o alcance do seu negócio e te posicionar como autoridade no mercado.

O que é Marketing Digital?

Como já dito, o marketing digital é um conjunto de estratégias que visam a impulsionar uma marca pela internet. Como nossas vidas são tão ligadas ao digital, essas ferramentas são fundamentais para atingir novos públicos e ampliar seu número de clientes. Para começar, pense em todas as tarefas do seu dia a dia que utilizam a internet. Como é pedir um delivery? Como você faz pesquisas sobre a opinião das pessoas sobre algum produto? Percebe como é importante estar presente digitalmente?

Com a internet ao alcance dos dedos, nosso processo de compras também se modificou e é aí que entra o marketing digital. A forma com que os consumidores procuram por produtos e serviços mudou e por isso a forma de promoção deles também precisava de mudanças. As ações do marketing digital podem ser feitas em diversos meios digitais e a análise de seus resultados é muito mais precisa que no marketing tradicional.

O marketing digital surgiu nos anos 1990 e mudou a forma de se utilizar a tecnologia para a promoção de negócios. Para se ter uma ideia, antes da inserção da internet no dia a dia da população, quase todas as informações sobre produtos e serviços estavam nas mãos das empresas que ofereciam essas soluções. Assim, para decidir entre comprar ou não um produto era preciso confiar na palavra de um vendedor ou de familiares e amigos que já haviam adquirido o produto.

A internet representou uma reviravolta nessa realidade. O consumidor ganhou um papel mais ativo no processo de decisão de compra. Pesquisas apontam que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo que o vendedor possa ter o primeiro contato com o consumidor.  Para isso, o marketing digital é uma excelente maneira de reforçar sua marca, se firmar como autoridade no mercado e multiplicar suas oportunidades de negócio.

O marketing digital possui diversos canais de atuação: marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais. Você não precisa incluir todas as frentes de atuação na sua estratégia, mas em conjunto é possível aumentar o seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.

O marketing digital para imobiliárias é uma maneira de firmar uma imobiliária como referência no mercado. Comprar um imóvel envolve altos valores e por isso é preciso que os compradores e vendedores tenham confiança na imobiliária. Isso pode ser reforçado pelo marketing digital por meio de um portal que oferece conteúdos relevantes e confiáveis.

O Marketing Digital na prática

O marketing digital apresenta muitas possibilidades de aplicações. Contudo, algumas estratégias e técnicas se destacam por seus resultados positivos.

Marketing de conteúdo

Quando falamos em marketing de conteúdo, tratamos de todo conteúdo feito para educar ou informar um futuro cliente. Basicamente, é por meio dele que informamos as pessoas para que no futuro elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas se tornem clientes fiéis.

Contudo, é importante ressaltar que não estamos falando de qualquer conteúdo. Para que essa estratégia do marketing digital seja efetiva é preciso falar sobre questões relacionadas ao seu mercado e sobre possíveis dores de seus possíveis clientes. Para mensurar esses temas, o marketing cria as chamadas personas – representações fictícias do seu público-alvo.

Pense em qual foi a última vez que você comprou alguma coisa sem pesquisar na internet sobre o produto. Por isso, têm se tornado cada vez mais importante que as empresas invistam em marketing de conteúdo. Ele permite que os consumidores encontrem a sua marca ao procurarem sobre as soluções que você oferece.

Focar na resolução dos problemas das suas personas é fundamental para aumentar o seu alcance. Isso porque, as pessoas não só procuram por informações sobre serviços, mas sim por soluções para seus problemas. Assim, ao oferecer conteúdos sobre a sua solução você cria um valor para a sua audiência.

No marketing digital para imobiliárias, por exemplo, diversos fatores podem impedir que compradores façam visitas presenciais aos imóveis. Assim, é possível produzir conteúdos oferecendo visitas virtuais e explicando como elas funcionam na sua imobiliária. Isso gera valor e te ajuda a se posicionar como uma imobiliária inovadora.

E-mail marketing

Você já recebeu e-mails de marcas ou empresas que você acompanha pela internet? Esses e-mails são uma excelente estratégia de comunicação do marketing digital. Basicamente, e-mail marketing significa o envio de mensagens comerciais a um grupo de pessoas por meio do e-mail.

Normalmente, esses e-mails possuem conteúdos promocionais. Eles podem informar sobre novidades, novos negócios, solicitação de vendas, manter o diálogo ou até mesmo sugestão de conteúdos produzidos pela marca. As listas de e-mails são construídas por meio de newsletters, por exemplo.

Quando comparado a outras estratégias do marketing digital, o e-mail marketing é considerado barato. Esse custo, aliado ao caminho rápido para estabelecer e comunicar o propósito da empresa é um excelente benefício desta ferramenta.

Além disso, o e-mail marketing permite mensuração de métricas, o que torna o canal ainda mais relevante. Com a plataforma correta é possível não só iniciar a comunicação, mas compreender o comportamento dos clientes. Elas permitem analisar o número de aberturas e cliques de um envio, e assim identificar temas e abordagens que melhor atendem às preferências da sua persona.

Redes sociais

Outra inovação que mudou muito nossas vidas e padrão de compras são as redes sociais. A partir dos anos 2000 elas se popularizaram pelo mundo e se transformaram em um espaço muito interessante e propício para o desenvolvimento de estratégias do marketing digital para imobiliárias.

Estar presente nas redes sociais significa a possibilidade de alcançar um número altíssimo de usuários. O Facebook, por exemplo, possui aproximadamente 1,6 bilhão de usuários e com certeza seus clientes em potencial estão entre esses usuários. Assim, essa significativa presença tornou as redes sociais um importante canal de comunicação entre imobiliárias e clientes. Além disso, essas plataformas permitem a promoção da sua marca, divulgando cases de sucesso e diferenciais a oferecer.

Para que sua estratégia nas redes sociais seja um sucesso, é preciso delinear alguns pontos importantes. O primeiro é definir quem são suas personas. No caso das imobiliárias, estamos falando de pessoas interessadas em alugar, comprar ou anunciar um imóvel. O segundo passo é identificar em quais mídias sociais essas personas estão presentes. A partir disso, é possível definir as formas de utilizar cada uma das redes disponíveis para trabalhar o marketing digital para imobiliárias.

Nesses canais você pode divulgar os conteúdos criados por você, por exemplo. Essas plataformas permitem compartilhamento fácil e maior alcance de divulgação do que você produz. Dicas como ficar de olho no melhor horário para as postagens e sempre interagir com os usuários são fundamentais para que sua estratégia de marketing imobiliário seja um sucesso.

SEO

Diante da competitividade que existe no mercado online, aparecer nos primeiros lugares das buscas pode ser um desafio. Para isso, algumas práticas e técnicas podem ser aplicadas nos conteúdos para obterem maior alcance e sucesso. Essa parte do marketing digital se chama SEO (Search Engine Optimization).

SEO são todas as estratégias e táticas que visam o aumento da exposição de um site ou conteúdo em plataformas de busca como o Google. Existem uma série de fatores que ajudam a determinar se um site deve ou não estar nos primeiros lugares nas páginas de resultados e o trabalho de um profissional de SEO é adequar as páginas ao máximo para esses critérios.

Estima-se que cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas diariamente no Google e estar bem posicionado para uma determinada palavra-chave pode ser um diferencial entre um site movimentado. Quanto mais pessoas navegam pelo seu site, mais confiável ele se mostra para as ferramentas de busca e melhor ele se posiciona. Por isso, as estratégias de SEO são tão importantes, e muito utilizadas pela maioria das empresas, inclusive aquelas que trabalham com marketing digital imobiliário.

Casa Mineira Imóveis e o Marketing Digital Imobiliário

O marketing digital imobiliário é fundamental em tempos como o que vivemos. As pessoas estão cada vez mais conectadas e os padrões foram totalmente modificados agora que os consumidores estão mais ativos em suas decisões, pesquisando sobre marcas e se relacionando com elas. A Casa Mineira Imóveis compreende essa mudança e possui estratégias de marketing consolidadas, aumentando sua autoridade no mercado e atraindo cada vez mais clientes para o seu portal.

Com um blog sempre atualizado, oferecemos conteúdos relevantes, bem posicionados e confiáveis para quem quer comprar, alugar ou anunciar um imóvel. As imobiliárias parceiras se beneficiam de uma estratégia que aborda não apenas os conteúdos do blog, mas um relacionamento em redes sociais como o Facebook, Instagram e até o YouTube. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *