O que é um flat: todos os detalhes e quando vale morar nesse tipo de imóvel

Decidir o tipo de imóvel ideal para morar nem sempre é uma tarefa fácil e muita gente não sabe que as opções se resumem a casa ou apartamento. Um flat pode ser uma boa escolha em alguns casos e por isso hoje vamos contar o que é um flat, seus benefícios e muito mais.

Ao decidir comprar ou alugar um imóvel residencial, logo vem à cabeça de muitos a seguinte dúvida: casa ou apartamento? Para decidir entre um e outro uma série de aspectos são levados em conta. Mas, além desses dois, há diversos outros tipos de imóveis que também podem ser considerados. Um deles é o flat. Entretanto, nem todos sabem o que é um flat. Por isso, estamos aqui. Para explicar o que é um flat e esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse tipo de imóvel.

O que é um flat?

Um flat, que também é conhecido como apart-hotel, é um imóvel um pouco maior do que um quarto de hotel. Ele disponibiliza ao seu morador os serviços oferecidos em hotéis, como limpeza diária, refeições, lavanderia, entre outros, que são cobrados na taxa de condomínio. Alguns flats oferecem serviços diferenciados, como personal trainer, massagem etc. Porém, imóveis assim têm um custo mais alto, apesar de não ser tão alto como as diárias de hotéis.

Alugar um flat traz menos formalidades e mais autonomia do que em um hotel, pois, apesar de ter as características de um quarto de hotel, um flat proporciona mais liberdade e lembra uma moradia tradicional. Essas características fazem com que o flat seja uma boa opção para quem busca ter mais praticidade no dia a dia.

Mesmo oferecendo o serviço de refeições, em geral, costumam contar com uma pequena cozinha, o suficiente para que você não precise sair de sua casa para fazer as refeições, caso não queira.

Uma vantagem dos flats é que o morador pode optar por pagar apenas os serviços que ele utilizar. Nesse caso, as refeições, limpeza e manobrista, por exemplos, só são cobrados na taxa de condomínio quando há uso.

Portanto, ao pensar sobre o que é um flat, também pode-se dizer que trata-se de um apartamento com administração hoteleira. Seu objetivo é trazer comodidade para os moradores, por meio dos serviços básicos oferecidos.

Qual a diferença entre flat x apartamento?

Muitas pessoas não sabem qual a diferença entre flat e apartamento. De maneira distinta, um apartamento padrão tem um planta com mais espaços, porém não dispõe do serviço “hoteleiro” oferecido em um flat. Além disso, sua área de lazer costuma ser mais limitada. Em contrapartida, em um flat, geralmente, o morador tem acesso à piscina, academia, sauna, salão de jogos etc.

Para decidir entre um flat ou apartamento, é necessário saber o que você precisa. Se você não tem muito tempo para cuidar de uma casa e está buscando algo mais temporário, então o flat pode ser a melhor opção. Mas, se você prefere um imóvel com mais espaço e tem tempo para administrar sua casa, melhor optar por um apartamento padrão.

Qual o perfil do proprietário de um flat?

O flat é ideal para quem vai morar sozinho e para quem não tem tempo de cuidar dos afazeres domésticos de uma casa, como limpeza e refeições. Por disponibilizarem serviços como em um hotel, os flats acabam poupando o tempo de seus proprietários.

Além disso, os flats também podem ser uma boa opção para investidores, podendo alugar ou vender o imóvel posteriormente.

Leia Mais: Saiba o que pode ser feito em uma reforma de apartamento alugado.

Como funciona um flat?

Quando se torna proprietário de um flat, você tem as opções de alugar, vender ou morar no imóvel. 

Existem algumas vantagens em adquirir um flat. Por exemplo: o proprietário tem a opção de disponibilizar seu imóvel como integrante do sistema de administração hoteleira (chamada de “pool”) além da opção de administrar pessoalmente a locação. 

Obs.: O flat administrado fora do sistema de administração hoteleira é chamado de unidade “fora do pool”.

Pool de locação

O termo pool de locação se refere a um sistema de associação no qual proprietários, junto a uma empresa de administração hoteleira, disponibilizam seus flats para serem alugados. Dessa forma, um flat integrante do sistema de administração hoteleira facilita a parte burocrática. Isso significa que o proprietário fica livre de algumas preocupações, como a gestão comercial do flat, a busca por novos hóspedes, as cobranças das diárias etc. Além disso, a manutenção do imóvel também fica a cargo do sistema de administração hoteleira. 

Retorno maior do aluguel

Além disso, é possível ter, por exemplo, um retorno superior ao de um aluguel residencial, pois tanto o investidor como o usuário são isentos de problemas que a Lei do Inquilinato pode trazer, já que os flats estão sob regência das normas hoteleiras.

Qual o tamanho de um flat?

Os flats variam em tamanho e disposição de cômodos. Existem os flats de um dormitório, que têm em torno de 25 m² à 65 m² úteis. Os flats de 25 m², geralmente, estão no molde suíte mais uma cozinha pequena. Existem os flats de dois dormitórios, com cerca de 65 m² úteis, com uma cozinha e um banheiro. São raros, mas também existem imóveis desse tipo que podem chegar a 120 m², com dois ou três dormitórios e coberturas maiores.

Quanto custa um flat?

O valor de um flat, assim como qualquer outro imóvel, varia de acordo com sua localização e modelo. Há diversos modelos de flats, apesar de haver alguns padrões. Mas, de forma generalizada, são opções mais baratas do que a diária de um hotel, com o adendo de uma cozinha e de ter mais área útil. Também, o valor para comprar um flat costuma ser menor que o de um apartamento comum.

É necessário ficar atento aos serviços disponibilizados pelo flat, pois, se forem solicitados com frequência, podem acabar aumentando muito a mensalidade, fazendo com que os custos fiquem mais altos do que em um apartamento.

Características e benefícios dos flats

Decoração

Quando você é proprietário de um flat, a decoração é livre, diferentemente dos quartos de hotel. Porém, lembre-se que o espaço é limitado, por isso, exige criatividade para tornar o curto espaço em algo que seja agradável, mas também funcional.

Networking

O flat também pode ser um bom local para servir como ponto de encontro profissional. Você pode aproveitar sua estada para interagir com os usuários. O convívio social é mais leve visto que o flat não conta com a formalidade de um quarto de hotel.

Localização

Em geral, os flats são bem localizados. Graças ao perfil executivo e profissional dos moradores, esse tipo de imóvel é frequentemente situado em regiões centrais.

Segurança

A segurança é outro ponto positivo do flat. Normalmente, eles têm recepção 24h. Além disso, alguns flats possuem um serviço de segurança oferecido pelo sistema de administração hoteleira responsável.

Quando vale à pena morar em um flat?

Flats não exigem todo o cuidado que um apartamento padrão necessita nem os incômodos que um condomínio pode acabar trazendo. Os flats, geralmente, são imóveis que raramente abrigam moradores fixos ou que ficam por muito tempo. Trata-se de um local prático, confortável e seguro.

Assim, no momento em que for escolher seu flat, pense em suas necessidades. Caso seja para passar apenas uma temporada, a escolha é mais fácil. No entanto, se for para morar, veja se você se encaixa no perfil e se os serviços oferecidos são aquilo que você procura. Avalie suas prioridades e decida o que é o melhor para você.

Está pensando em adquirir um flat? Não deixe ler nosso conteúdo para entender mais sobre o mercado imobiliário em 2021.

E aproveite para conferir as ofertas de imóveis disponíveis no portal da Casa Mineira!

encontre seu flat

Uma resposta para “O que é um flat: todos os detalhes e quando vale morar nesse tipo de imóvel”

  1. Ipojucan Nunes Soares disse:

    Gostaria de adquirir um apto, com dois ou três quartos, sala, cozinha, área de serviço, com elevador em Manaíra João Pessoa, no valor entre 180,000 e 240.000,00.
    Obs… Cozinha não no estilo americana.
    Valores a vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *