Papéis de parede: quando vale a pena e dicas para escolher o seu

Você sabia que os papéis de parede podem ser uma ótima opção para quem mora em um apartamento alugado? Conheça essa e outras vantagens desse elemento e como utilizar em sua casa.

Os papéis de parede podem ser utilizados em todos os ambientes e são uma ótima opção para quem deseja mudar completamente o visual de sua casa sem passar por uma reforma. Esses revestimentos garantem estilo e personalidade a qualquer ambiente e podem ser aplicados inclusive em locais com bastante umidade como o banheiro ou a cozinha. Para isso, basta comprar o papel de parede com o material certo.

Neste artigo você vai conferir as vantagens de aderir aos papéis de parede, além dos tipos existentes no mercado e dicas de seu uso na decoração. Boa leitura!

As vantagens dos papéis de parede

Os papéis de paredes trazem muitas vantagens. A primeira delas é que no mercado existem diversos tipos e modelos e por isso é possível encontrar preços atrativos. Com eles você pode dar a sua casa novos ares e um novo estilo sem precisar investir em uma reforma. Sua aplicação é fácil e alguns já são auto adesivos, evitando contratempos com a cola.

Com uma infinidade de cores, texturas e estampas é pouco provável que você não encontre um papel de parede que se adeque ao seu estilo e decoração da sua casa. Alguns fabricantes fornecem até efeitos estéticos como o 3D que combinam bastante com decorações mais modernas. Assim, a maioria dos ambientes da sua casa podem ser renovados sem grandes mudanças, o que é muito buscado por quem não quer se envolver em uma obra, ou quem mora em um apartamento alugado e não pode realizar reformas.

Dentre as muitas vantagens dos papéis de parede também podemos citar sua durabilidade e fácil limpeza. Revestindo diferentes superfícies é possível realizar a sua limpeza apenas com um pano seco ou úmido. Além disso, o uso do papel de parede não precisa se limitar às paredes de uma casa. Muitas pessoas utilizam esses revestimentos em alguns eletrodomésticos, portas, móveis e armários.

Tipos de papéis de parede

No mercado existem diversas opções de papéis de parede. Com várias texturas, cores e efeitos, basta que você encontre uma loja de confiança para realizar a compra do que melhor se encaixa na sua decoração e orçamento. Contudo, durante a sua busca você vai se deparar com três tipos de papéis de parede e conhecê-los é importante para escolher o ideal para o ambiente que você busca revestir. Aqui falamos da composição do papel de parede, o que influencia diretamente em sua aplicação e durabilidade.

  • Vinílicos: são formados por várias camadas de papel como base e uma camada superior de PVC, mais conhecida como camada vinílica. Podem ser aplicados em diversos ambientes por ter maior resistência a luz e umidade.
  • Vinilizados: papel simples, compostos unicamente de papel. Podem ser estampados ou lisos, com diferentes gramaturas e qualidade. Sua camada superior é formada por um papel impresso ou impregnado, coberto por uma leve camada de verniz à base de PVA. Por esse motivo é considerado um papel mais simples, com menor resistência a luz e a umidade, não sendo indicado para ambientes úmidos,
  • Non Woven ou TNT (tecido não tecido): são compostos por celulose e fibras têxteis. Sua base possui grande porcentagem de poliéster e são muito fáceis de aplicar e remover, desprendendo-se totalmente da parede, sem deixar resíduos. Também são bastante resistentes à luz e umidade.

Diante disso é possível definir qual o melhor papel de parede para a sua casa. O papel de parede mais simples certamente possuirá um preço abaixo dos outros dois citados, mas sua aplicação não é indicada para banheiros e cozinhas, por exemplo. Além disso, se você mora de aluguel, o ideal é optar pelo Non Woven, já que ao ser retirado não deixa resíduos e evita que você tenha problemas na hora da vistoria do imóvel.

Como usar papéis de parede na decoração

Você já conhece os tipos de papéis de parede e suas vantagens em uma decoração. Mas afinal, como utilizar esse elemento em cada um dos cômodos?

Quarto

Em quartos de casais o mais recomendado é utilizar uma cor mais neutra, que transmite a sensação de relaxamento e aconchego. Enquanto isso, em quartos de crianças e jovens é interessante optar por papéis de parede coloridos e lúdicos.

Sala de estar

A sala de estar é o espaço mais frequentado de uma casa, principalmente se você costuma receber muitas visitas. Assim, o ideal é que esse ambiente tenha um certo destaque. Você pode optar por papéis de parede que tragam elementos artísticos como figuras geométricas ou desenhos que harmonizem o ambiente. O ideal é levar em consideração toda a decoração do ambiente. Então, busque harmonizar desde as almofadas e o sofá até os tapetes e cortinas. Para evitar um visual pesado, opte por aplicar o papel de parede em apenas uma parede.

Cozinha

A cozinha é um ambiente que permite abusar de papéis de parede que utilizem elementos do ambiente como estampas de temperos, talheres e alimentos. Outra opção é misturar geometrias com cores, de modo a destacar apenas uma parede, ou um cantinho especial para as refeições.

Escritório

Principalmente com a adesão de muitas empresas ao Home Office, ter um escritório bem decorado traz bem-estar para os momentos de trabalho. Assim, o papel de parede pode ser um aliado na hora de montar um escritório. O ideal é que esse ambiente seja mais sóbrio e discreto, para não sobrecarregar o visual e tornar o ambiente cansativo. Contudo, se você gostaria de ter mais cores em seu escritório opte por aquelas que não são tão vibrantes, pois elas tendem a atrapalhar na concentração.

Banheiro

Apesar de ser um ambiente em que as pessoas normalmente não conseguem imaginar aplicar um papel de parede devido a umidade. Contudo, isso é possível, desde que ele seja resistente à água. Desse modo, o papel de parede não corre o risco de descolar nem sofrer nenhuma modificação de cor e aparência. O banheiro é um ambiente em que é possível brincar com as cores e estampas já que normalmente é bastante básico e que não é frequentado o tempo inteiro.

Cuidados na aplicação e conservação

Não existe um grande segredo para a aplicação dos papéis de parede. É importante que a superfície de aplicação esteja higienizada e livre de qualquer impureza. Além disso, a área não pode estar úmida, já que pode impedir a aderência da cola. Durante a aplicação é recomendado utilizar uma espátula plástica. Ela deve ser utilizada sobre a superfície do material, garantindo melhor aderência, sem bolhas ou dobras.

Quanto à limpeza, tudo vai depender do tipo dos papéis de parede. Os vinílicos podem ser lavados com um pano embebido em água e sabão neutro a cada 30 dias. Enquanto os modelos de TNT exigem que se utilize apenas uma flanela seca para remover a poeira a cada 15 dias.  Contudo, se atente sempre às recomendações do fabricante quanto a isso. O ideal é não esfregar o material e sim fazer movimentos circulares.

Papéis de parede e apartamentos alugados

Alugar um apartamento exige muitos cuidados, principalmente quando pensamos que o imóvel não nos pertence e precisamos entregá-lo nas mesmas condições de quando se recebeu as chaves. Isso pode ser um empecilho para quem procura deixar o seu lar com sua cara e personalidade. Assim, os papéis de parede podem ser uma ótima opção já que permitem ser retirados. Nesse caso, o ideal é optar por aqueles que o fabricante identifica como destacáveis, normalmente os de TNT. Isso porque esses modelos não costumam danificar a parede e não deixam resíduos.

Independente disso, na hora de alugar um imóvel é importante que o faça da maneira mais segura possível. A Casa Mineira Imóveis possui anos de experiência no mercado e um portal confiável com centenas de imóveis para compra e venda e locação. Confira!

encontre-seu-apartamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *