Pisos e revestimentos: dicas para fazer boas escolhas para seu imóvel

Já teve que escolher pisos e revestimentos? Esse pode ser um processo confuso diante de tantas opções no mercado.

A escolha dos pisos e revestimentos é uma etapa muito importante em qualquer obra, seja reforma ou construção, pois esses materiais geralmente não são trocados com muita frequência, o que exige um cuidado maior na hora da compra. É necessário escolher um piso que combine estética e qualidade. Não só isso: detalhes como cor, textura e, claro, quantidade precisam ser observados.

Neste artigo você vai conferir as principais opções de pisos e revestimentos do mercado e como não errar na hora da escolha. Confira!

Dicas para escolher pisos e revestimentos

Escolher pisos e revestimentos não precisa ser uma tarefa difícil. Porém, com tantas opções no mercado é possível que exista alguma confusão no processo. Algumas dicas úteis podem te ajudar a escolher os pisos e revestimentos ideais para a sua reforma.

Acerte os números

Antes de ir à loja de materiais de construção, prepare seu projeto de construção ou reforma. Confira as medidas para cada ambiente e verifique se a loja possui a quantidade necessária de revestimento que você procura. Mas lembre-se, não compre uma lente exata! Geralmente, é recomendável comprar 15% a mais para quaisquer circunstâncias imprevistas, como fragmentação e deformação. O resto pode ser guardado para manutenções futuras.

Confira os materiais pessoalmente

Tenha cuidado redobrado ao fazer compras em catálogos ou sites, pois nem sempre as cores e texturas são as mesmas das fotos. Se você optar por comprar online por causa dos preços atrativos, reserve um tempo para visitar uma loja física para ver se o produto é realmente o anunciado na internet.

Compre conforme o cronograma da obra

A melhor forma de manter sua reforma ou construção funcionando sem problemas é encomendar pisos e pinturas com antecedência, com entrega programada de acordo com o cronograma de obra. Com isso, você otimiza o espaço, evita quebras por armazenamento e armazenamento inadequado, e não corre o risco de sair na última hora para comprar pisos e acabar não encontrando quantidades suficientes para fazer o trabalho.

Confira os materiais na entrega

Para evitar problemas com peças defeituosas ou diferentes do acordado, inspecione o produto imediatamente após a entrega. Certifique-se de que todas as caixas tenham o mesmo número de lote, desembale e faça uma inspeção geral. Se você notar algo incomum, solicite uma substituição imediatamente. Se o problema só for descoberto no futuro, saiba que você tem até 90 dias para solicitar a substituição.

Estabeleça um estilo

Para escolher corretamente pisos e revestimentos, considere também a decoração do ambiente. Locais mais rústicos exigem materiais menos complexos com texturas e cores mais naturais – como a madeira. Ambientes clássicos exigem materiais mais complexos como porcelanato, granito ou mármore.

Considere os espaços

Também é importante considerar o propósito do ambiente. Por exemplo, os pisos ao redor das piscinas devem ser antiderrapantes, a pintura das cozinhas deve envolver limpeza e, nas áreas gourmet, os pisos devem ser muito duráveis ​​e de fácil manutenção aos elementos externos devido à grande movimentação de pessoas e exposição. Em outras palavras, cada espaço requer um revestimento diferente. Então avalie as necessidades do ambiente e escolha a partir daí!

Além disso, não se esqueça de comprar os materiais de base para o piso - como argamassa e rejunte - exceto um bom profissional para fazer o serviço, afinal não adianta comprar o mais bonito e o mais caro se ele não fizer isso. do jeito que ele merece Sente-se, azulejo na loja, certo?

Pisos e Revestimentos: bold e retificado

Além da parte visual, também é importante conhecer algumas especificações técnicas na hora de adquirir pisos e revestimentos. Neste caso, você deve saber se o revestimento é áspero ou moído. A seguir, confira os principais recursos desses produtos.

Bold

Bold é o mais tradicional e, durante muito tempo, a única opção para acabamentos cerâmicos. Possuem bordas arredondadas, o que resulta em lados e superfícies irregulares da peça, com mínimas diferenças dimensionais em relação aos produtos com acabamento polido.

Essa particularidade permite um maior espaçamento entre elas, com costuras de no mínimo 03 mm, exigindo maior aplicação de rejunte. Por outro lado, é um produto mais acessível e fácil de instalar.

Retificado

Ao contrário do Bold, a seção do solo tem bordas retas e costuras estreitas. Para realizar a instalação não é necessário o uso de tanto rejunte e o resultado são juntas de menor espessura. Ademais, com um acabamento mais regular elas costumam causar um efeito de amplitude visual, adicionando sofisticação e elegância à sua casa. Costumam ter um preço maior quando comparado a Bold, mas o custo-benefício faz valer a pena.

Texturas dos porcelanatos

Seguindo os cuidados citados acima é possível ter um bom resultado em sua reforma. Contudo, outros fatores também são fundamentais para o visual: a textura das peças. Os porcelanatos possuem diversas texturas e entender cada uma delas é importante para não errar na hora da escolha.

Polido

Com seu acabamento liso e brilho intenso, trazem sofisticação ao ambiente. Mas não é recomendado usá-lo em locais úmidos, pois possui superfície lisa, não absorve água e pode ficar escorregadio. Além disso, seu acabamento brilhante o torna mais propenso a arranhões, por isso precisa ser limpo com mais cuidado, apenas com um pano úmido e produtos neutros.

Acetinado

Não há camada de esmalte na superfície, resultando em pouco ou nenhum brilho de detritos. Além disso, tem uma textura suave e sedosa que dá uma sensação confortável.

Por não ter esmalte, é um pouco escorregadio e tem menos chance de arranhar. Isso permite que ele seja usado em diferentes áreas, tanto em ambientes internos quanto externos.

Natural

Os ladrilhos com acabamento natural têm um acabamento fosco com coeficiente de atrito entre 0,40 e 0,49, tornando-os ideais para exteriores nus que entram em contato com a água, como a área ao redor de piscinas.

Esmaltado

O porcelanato esmaltado é um porcelanato que recebe uma camada de esmalte da superfície para proteger o padrão impresso. Além disso, alguns produtos no mercado possuem exclusiva tecnologia ABS para maior resistência ao deslizamento e 30% mais aderência.

Variedade de cores

Os porcelanatos também podem ser classificados por sua variação de cores. Assim, as definições são:

  • V1: apresentam pouca variação, uma diferença muito pequena e sutil entre as peças.
  • V2: as peças podem ter uma leve variação de tonalidade.
  • V3: pelas com uma variação moderada de tonalidade, que apresentam diferentes estampas em uma mesma caixa. Porém, as nuances são semelhantes, deixando o ambiente com um aspecto natural.
  • V4: é o nível máximo de variação que as peças podem ter. Aleatórias, as placas podem ser completamente diferentes umas das outras.

Escolher pisos e revestimentos para a sua reforma

Escolher os pisos e revestimentos para a sua reforma pode parecer confuso diante de tantas opções no mercado. Contudo, com alguns cuidados básicos é possível minimizar as chances de erro e garantir os materiais ideais para a sua casa. Como essa é uma parte da casa em que dificilmente fazemos alterações, é sempre importante garantir que você fez a escolha certa e optou por materiais duradouros. 

encontre-seu-apartamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *